Buscar
  • Miriam Soares

PROCEDIMENTO PADRÃO - CHECKLIST


Checklists salvam vidas, e faturamentos.

Sabemos que a mente humana pode realizar diversas coisas, más não é o melhor lugar para lembrar de todas as atividades recorrentes.


Para quem não sabe, checklists são listas de verificações com itens a serem observados, tarefas a serem cumpridas, materiais a serem comprados, ou seja, é uma lista onde você coloca itens que podem fazer falta em alguma tarefa ou em algo que executando, evitando assim futuros esquecimentos, falhas e faltas.


Com o checklist você tem:

Segurança: O Checklist funciona como uma ferramenta de segurança, onde todos os pontos de possibilidades serão abordados.

Eficiência: As equipes tornam-se mais rápidas e eficientes quando se acostumam ao checklist.

Assertividade: Quando a equipe adota o checklist, alguns problemas comuns como não se perguntar sobre um determinado ponto passa a se tornar rotina.

Processos Auditáveis: É possível avaliar o desempenho da equipe verificando a assertividade do preenchimento dos checklist.


Processos de cadastro e análise de evento possuem diversos pontos a serem observados durante a execução, a criação de um checklist para esses setores é imprescindível para um bom trabalho.


Como falamos acima o cérebro humano não é o melhor lugar para lembrar de perguntas recorrentes, então que tal criar um procedimento em que todas as alternativas não abordadas.


No dia a dia da consultoria eu vejo que grande parte dos colaboradores não sabem exatamente o que devem verificar durante a execução das suas atividades, e quando sabem estes questionamentos são extremamente limitados.


Veja abaixo um breve exemplo de 2 checklists, (CADASTRO E ANÁLISE DE EVENTOS - VIDROS);





14 visualizações

©2020 by Btx Tecnologia. Todos os direitos reservados.