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  • Mikaelle Almeida

MARKETING MULTINÍVEL E PROTEÇÃO VEICULAR


O QUE É MMN?


Para entender o MMN (Marketing Multinível) é indispensável saber o que é venda direta. A venda direta é uma metodologia utilizada por grandes, medias e pequenas empresas para vender seus produtos e serviços através de revendedores autônomos, eliminando cadeias intermediarias de logística, estrutura e de custos.


Essa metodologia surgiu nos EUA em 1940. Segundo a ABEV (Associação Brasileira de Vendas Diretas) somente no Brasil em 2019 essa modelo de negócio movimentou mais de 45 bilhões na economia do país, por meio de 4 milhões de profissionais atuantes no ramo.


O MARKETING MULTINÍVEL (MMN) trata-se de uma modalidade das vendas direta, e a diferença básica entre elas é que além do representante receber pela venda do produto/serviço ele também ganha pela formação de equipe e pela a produção da mesma


COMO FUNCIONA ?


Em um mundo de redes sociais e redes de relacionamento o marketing multinivel se destaca por permitir um relacionamento entre representante e consumidor mais estreito, tornando a relação mais humanizada e com muito contato pessoal. Muitas das vezes os principais clientes do representante podem ser familiares, amigos e vizinhos.


Outra característica marcante do MMN é a utilização dessa rede para constituir equipe. Como mencionado anteriormente o representante que forma equipe, além de ser remunerado sob a sua produção, também recebe pela produção da sua equipe. Esta forma de trabalho acaba atraindo representantes com perfil de empreendedorismo para o negócio, o que também aumenta a efetividade dessa metodologia de trabalho.

A forma de remuneração, metodologias de ganho, metodologia de premiação, plano de carreira e de negócios, entre outros fatores são estipulados pela empresa, o que mostra como é importante que esse processo seja feito de forma planejada, e respeitando regras contábeis, jurídicas e tributários básicas.


MMN EM ASSOCIAÇÕES DE PROTEÇÃO VEÍCULAR


As associações de proteção veicular se inspiraram nesse modelo para trazer novos indicadores de associados. Ao implantar essa metodologia de captação é claramente visível o aumento a sua capilaridade, e a agilidade para chegar no seu publico alvo de forma inclusive mais representativa.


Da mesma forma que os representantes comerciais no MMN, esses indicadores além de trazerem novos associados para usufruírem dos benefícios da associação, também focam no desenvolvimento de equipes e plano de carreira, permitindo assim o crescimento das indicações e o aumento da percepção e desenvolvimento da marca.

4 VANTAGENS PARA IMPLANTAR O MMN NA ASSOCIAÇÃO


1º AUMENTO DA CAPILARIDADE: Com o MMN a associação consegue de forma mais orgânica aumentar a sua presença geograficamente, permitindo ao seu publico alvo contato com a associação do conforto da sua casa através de um consultor indicador.


2º PERCEPÇÃO DA MARCA: Muitas associações que utiliza o MMN não fazem grandes investimentos em outras metodologias de marketing, pois esta forma de negócio permite a promoção do serviço de forma orgânica e rápida pelos seus indicadores, pois a marca é levada por onde os consultores a propagam.


3º PRESENÇA EM VÁRIOS CANAIS AO MESMO TEMPO: como a forma de propaganda e promoção do serviço fica a cargo do consultor, ele que decide o melhor canal para oferecer o serviço. E pela diversidade de perfis de consultores aceitos pelo modelo de negócio, eles usam diversas formas de trabalho ao mesmo tempo: porta a porta, catálogo, evento social, internet, marketing digital, rede sociais e etc.


4º LIVRE DE EMBARAÇOS DA CONTRATAÇÃO FEITA ATRAVÉS DO REGIME DE CLT: Se implantado de forma correta e respeitando todas as regras, o MMN não é uma forma de trabalho com relação de empregatícia. Os consultores possuem relação de natureza comercial junto as associações.

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