Buscar
  • Miriam Soares

Gestão Financeira

Atualizado: 14 de Jul de 2019



Ao ler este título provavelmente você deve ter pensado: “Eu sei o que é gestão financeira”, bom na teoria é bem fácil explicar o que é.


Gestão financeira é analisar, planejar e controlar todas as atividades financeiras de uma organização. Avaliar as tomadas de decisão e estratégias relacionadas a captação, manutenção e administração dos recursos econômicos.


Bem fácil explicar não é mesmo? Difícil mesmo é a prática.


Para te ajudar separamos aqui 6 conceitos básicos que você precisa para Gestão Financeira de uma Associação de Proteção Veicular.


Dicas:


1) Utilize Uma Tabela Condizente Com Seu Porte

Muito comum no mercado de proteção veicular, o famoso Contrl+C e Control+V das tabelas de mensalidades. Este é um erro muito grave e que pode ser fatal para a associação.

Para começar, você nem sabe se esta tabela funciona para o concorrente, muito menos se funcionará para esta associação.

Faça um levantamento real dos seus custos, prejuízos reais. Para aí sim construir uma tabela condizente com a sua estrutura.


2) Faça Pesquisa de Mercado

Agora vamos ao caminho inverso da dica acima, não adianta você construir uma tabela fora de mercado. Estude (Não copie) seus concorrentes, para saber se os seus valores podem ser aplicados na região que pretende atuar.


3) Planeje

Nunca deixe de planejar, tanto suas receitas, quanto despesas, no mercado podemos ver inúmeras associações sem nenhum planejamento financeiro, que sempre realizam investimentos desordenados em busca de crescimento e que acabam sem recursos para dar continuidade a associação.


4) Estipule Metas

Eu sou uma pessoa que acredita que para TUDO NA VIDA é necessário ter metas, SEMPRE; claras e desafiadoras. O segredo na gestão financeira é sempre ter metas que estejam acima das suas despesas, não adianta criar metas mirabolantes e não alçáveis, más elas sempre devem ser desafiadoras, comportar seu planejamento.


5) Controle o Fluxo de Caixa

Esta deveria ser a primeira dica, porém, seguindo as prioridades do desenvolvimento financeiro ficou em 5º lugar. Controlar o fluxo de caixa deve acontecer desde o primeiro dia de fundação da associação. Para começar, é impossível que um ser humano lembre de todos os custos e de uma organização, então construa um fluxo de caixa, pode ser digitalmente, utilizando alguma ferramenta eletrônica, ou até mesmo em um caderno, o importante é TER este controle. Construa uma planilha orçamentaria para mensurar o seu fluxo, e acompanhe esta mensalmente. Não é fácil, mas, para que a associação tenha uma vida financeira saudável e que tenha liquidez controlar o fluxo de caixa é indispensável.


6) Negocie Sempre

Não estou falando dos custos futuros ou novos contratos, o foco principal aqui são as dívidas contraídas pela organização. Negligenciar um problema é a pior decisão que um gestor pode tomar. Muitos acabam por deixar que as dívidas se acumulem e preferem deixar o “circo pegar fogo” do que realmente encarar o problema de frente. Muitas vezes o débito pode ser parcelado, juros reduzidos e até mesmo o valor da dívida reduzido. Negociar com fornecedores e associados sempre é a decisão mais acertada, porém faça isto antes que a situação se torne constrangedora.



Gostaram das dicas? Estas são apenas algumas das muitas funções de um Gestor Financeiro. Quer saber mais?

Entre em contato e solicite uma visita.

0 visualização

©2020 by Be.i Inteligência Corporativa. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 33.506.693/0001-48