Buscar
  • Miriam Soares

Análise Organizacional de Uma Associação de Proteção Veicular.

Atualizado: 14 de Jul de 2019

A preocupação com a estrutura organizacional deve acontecer em qualquer momento de vida da organização.

Um processo mal executado, com falhas e desorganizado pode acarretar em consequências graves para a associação como; Perda de receita, perda de base ativa, problemas judiciais, conflitos internos dentre outros.



O que é uma análise organizacional?


A análise organizacional consiste em identificar os pontos fracos e de desenvolvimento de uma organização, com o intuito de buscar a melhor estratégia para solucionar os problemas, encontrar as falhas e garantir um crescimento contínuo.

Análises organizacionais são importantíssimas para ter clareza da situação atual da associação.


Quando é necessário uma análise organizacional em uma associação de Proteção veicular?


· Baixo nível de qualidade do produto apresentado

· Dificuldade de crescimento

· Problemas de relacionamentos e conflitos internos

· Baixo desempenho operacional


Quais são as vantagens de fazer uma análise organizacional?


· Visão Sistêmica; conseguir enxergar e compreender todo o processo que forma a associação.

· Identificação de problemas

· Criação de novas estratégias

· Melhorias na estruturação organizacional

· Racionalização de processos

· Implantação de novas práticas administrativas

· Revisão da composição do quadro pessoal


Atribuições da Análise Organizacional


Vejamos agora algumas das principais atribuições da Análise Organizacional.




Identificação de tarefas:Primeiramente devem ser levantados por meio de uma ação de planejamento todas as tarefas pertinentes a organização.


Organização das responsabilidades e níveis de autoridade:Estruturar uma empresa também é alocar os profissionais aos seus devidos cargos e funções, desta forma estabelece-se uma hierarquia de autoridades e identificam-se as responsabilidades de cada cargo.


Plano de ação:Elabora-se ai um plano de ação para cada tarefa que foi determinada. Onde dever ser descrito todos os recursos necessários ao alcance dos objetivos e como estes recursos devem ser aplicados. Desta forma é identificado cada tarefa e a quem será designado.


Estruturação do Processo:Nesta o processo já se encontra avançado com todo o plano estratégico traçado e determinado seus respectivos responsáveis. Uma organização bem estruturada permite a elaboração de um processo mais eficaz, sendo este estabelecido por um eficiente fluxo de informações de apoio para cada profissional.


Comunicação Direta da Associação: A associação deve determinar de onde e para onde a informação irá fluir. Este é um papel importantíssimo para um bom andamento dos processos.


Estabelecimento de indicadores de desempenho:Verificar o desempenho da associação, suas áreas e profissionais é fundamental para o desenvolvimento da mesma. Porém o desempenho só pode ser avaliado quando existem objetivos bem definidos e a correta divisão de responsabilidades.


Comprometimento para com os resultados: A medida com que os profissionais da organização sabem das suas responsabilidades e o que a organização espera de cada um deles, podem desenvolver suas habilidades prioritárias e assim contribuir mais efetivamente para alcance dos resultados. Desta forma contribuem diretamente para o seu próprio desenvolvimento profissional.


Conclusão


É importante dizer que uma análise organizacional só será bem-sucedida se todo o corpo organizacional tiver a ciência da importância deste. É necessário envolver a todos, treina-las, e monitorar seu desenvolvimento.

Por fim sempre deve haver monitoramento de resultados e revisão do projeto, o plano de ação adotado pode não ser suficiente para longo prazo, por esta toda estratégia deve ser monitorada pelo gestor e acompanhada juntamente com os indicadores de desempenho.



0 visualização

©2020 by Be.i Inteligência Corporativa. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 33.506.693/0001-48